Marcel Mascarenhas dos Santos


Advogado, consultor e sócio do Warde Advogados, com atuação na área de Mercado Financeiro e de Capitais.

Foi Procurador do Banco Central do Brasil por dezesseis anos, sendo os últimos sete anos (2015 a 2022) na função de Procurador-Geral Adjunto do Banco Central, responsável pela supervisão da área de consultoria jurídica, compreendendo os mais diversos temas de regulação, organização e supervisão dos sistemas financeiro e de pagamento, relações internacionais, política monetária e regimes de resolução e prevenção à lavagem de dinheiro (PLD). Atuou ativamente, na condição de consultor jurídico, em relevantes projetos da agenda regulatória do Banco Central, como Pix, Open Banking, Sandbox Regulatório, regulação de fintechs, atualização do marco legal cambial e consolidação de outros atos normativos.

Participou da implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no âmbito do Banco Central, bem como do relacionamento extrajudicial da autarquia com o Tribunal de Contas da União (TCU).

É Especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), Coordenador Científico na Academia para Inovação em Regulação (AIR), além de atuar como professor, expositor e debatedor em cursos, seminários e outros eventos jurídicos.