Silvio Luiz de Almeida


Advogado sócio do Warde Advogados e um dos mais importantes estudiosos da América Latina no campo do direito antidiscriminatório, com atuação pioneira em Compliance e Direitos Humanos.

Consultor, advogado e palestrante há quase duas décadas, também se graduou em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP, tem se destacado nos últimos anos por artigos e livros nas áreas do direito, da ética, economia política e das relações raciais. Seu livro “Racismo estrutural” é considerado um dos mais importantes estudos recentes sobre raça e racismo. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Faculdade de Direito da USP e atualmente é pesquisador, também em nível de pós-doutorado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. 

Professor de Compliance Antidiscriminatório e Governança e Ética Corporativa na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), de Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV/Law e de Filosofia do Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de graduação e de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Ex-professor visitante da Universidade de Duke (EUA) e atualmente professor visitante da Universidade de Columbia (EUA).

• Presidente do Instituto Luiz Gama
• Relator da Comissão de Juristas nomeada pela Câmara dos Deputados para o aperfeiçoamento da legislação antirracista do Brasil
• Conselheiro do Museu AfroBrasil
• Conselheiro da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

• Conselheiro do Museu do Futebol